quinta-feira, 23 de julho de 2009

orçamento doméstico : como fazer?

O orçamento doméstico é o ponto de partida para organizar suas finanças pessoais.

Em primeiro lugar, você precisa saber exatamente para onde seu dinheiro vai. Durante 1 mês, anote todos os seus gastos. Quando eu digo todos, me refiro até à gorjeta que você dá ao flanelinha que cuidou do seu carro na rua, a mesada dos filhos, e por aí vai. Anote cada centavo.

Não esqueça de conferir no extrato bancário aquilo que você gastou com tarifas bancárias, juros, etc. Aliás, os extratos de bancos e cartões de crédito são ótimas fontes de informação daquelas despesas pequenas que quase sempre esquecemos. Se você costuma pagar com cartão de débito ou crédito, por exemplo, fica muito mais fácil identificar estes gastos.

Algumas despesas geralmente são esquecidas por serem sazonais, o que acarreta em verdadeiros "rombos" no orçamento. IPVA, seguro do carro, revisões, matrículas, presentes do dia das mães, de aniversário de casamento, festa de aniversário dos filhos, ufa! mas como lançar estas despesas?

Você tem 2 opções: a primeira é montar planilhas para o ano todo (uma para cada mês), anotando em cada mês estas despesas.

Outra opção é dividir o valor da despesa por 12 e lançar o valor da parcela em cada mês. Exemplo: a festa de aniversário vai custar 1200,00. Você pode lançar 100,00 por mês. Só que neste caso você precisa ter o cuidado de não se iludir com o dinheiro "sobrando" na conta, pois precisará guardá-lo para a despesa futura.

Você também pode utilizar planilhas de orçamento doméstico que estão disponíveis na internet, e muitas vezes são gratuitas. Só tome cuidado ao escolher o site de onde fará o download, para não infectar seu computador com vírus, ok?

Depois deste "raio x" nas suas despesas, é hora de partir para a ação. Existem 2 formas óbvias de melhorar sua situação financeira, e se for possível você deve adotar ambas. A primeira é reduzir gastos, a segunda é ganhar mais dinheiro. Veja a série de posts "reduzindo gastos", pois poderá ajudá-lo a equilibrar suas finanças!

Porém, o orçamento doméstico é algo que deve fazer parte da sua rotina, então nada de abandoná-lo!

2 comentários:

  1. Fabiana!Eu sempre aproveito muito os teus conselhos ! Acho uma maravilha entender de finanças !Bjs

    ResponderExcluir
  2. Fabiana, vim desejar um abençoado Natal e um fantástico Ano Novo , para ti e para a família ! Continua postando aqui , seus conselhos são maravilhosos!Bjo Bjo

    ResponderExcluir